Wikipedia e herança digital

Autor: Thiane Loureiro

Recentemente a Wikimedia Foundation, organização responsável pela Wikipedia, determinou nos Estados Unidos que, dentro de alguns meses, todas as edições feitas em perfis de personalidades ainda vivas devem passar pela aprovação de um grupo de experientes editores, designados a checar a veracidade das informações alteradas. A iniciativa, chamada de “flagged revisions“, começará a valer, por enquanto, para a Wikipedia em inglês, mas a intenção é estender a regra a outros idiomas e os mais de 13 milhões de artigos.

Aproximadamente 120 milhões de pessoas no mundo inteiro consultam a Wikipedia todos os meses. Quando ganhou popularidade por volta de 2004, a enciclopédia teve sua credibilidade questionada por propor que a correção e a profundidade das informações fossem controladas pelos próprios usuários. Com o tempo, conquistou confiança e passou a ser referência até mesmo para grandes jornais como o The New York Times e o The Guardian. A pesquisa Trust Barometer, da Edelman, mostra que mais de 24% dos internautas no Brasil acreditam no que lêem na Wikipedia.

Mas como a Internet simplesmente espelha o mundo offline — e ética tem a ver com gente –, não faltaram dados falsos, calúnias e abusos. Com isso, a “democracia” da Wikipedia fica em xeque. É possível continuar dependendo da comunidade e sua autorregulação quando se é fonte de informação? Pelo jeito, a resposta é não. Sendo assim, a Wikipedia incorpora restrições, divide seus usuários em níveis, concede permissões diferenciadas e se protege como qualquer outra mídia.

Continue lendo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s