Comunicar é estratégico

comunicar2

Por: Miriam Cristina Fava Santos

A comunicação não é o chantilly no morango; ela é como o sangue do corpo humano, com a função nobre de manter a vida!
A comunicação deve ser vista de forma muito mais estratégica. É somente pela comunicação que o ser humano, a igreja e as organizações em geral conseguem agir; ela permeia todas as atividades, relacionamentos e tomadas de decisão. É o fator essencial para o desenvolvimento interpessoal e a mais básica de todas as necessidades, depois da sobrevivência fisiológica.
Para que as pessoas possam desenvolver suas atividades de maneira eficiente e eficaz, torna-se necessário comunicar, constantemente, a elas o que deve ser feito, como, quando e em quanto tempo. Igualmente, devem saber como seu trabalho está afetando o trabalho de outros, para que tenham uma informação a respeito de seu desempenho.
Hoje, sabemos que as pessoas trabalham melhor quando se sentem motivadas pelas atividades que devem desempenhar e o processo de motivação depende de se permitir que as mesmas tenham informações sobre o que se espera delas e em que medida sua colaboração contribuirá para o cumprimento da visão e missão da instituição. Elas querem ser vistas com mãos e cérebro!
O propósito fundamental da comunicação numa organização é incentivar e permitir que os colaboradores cumpram a intenção estratégica da instituição.
Quando há compartilhamento de informações e experiências, são maiores o sentimento de pertencimento, as oportunidades de participação, conscientização e comprometimento dos colaboradores e a utilidade dessas informações à missão. Através da comunicação focada nos objetivos, pode-se promover o entendimento do contexto organizacional, metas, dificuldades enfrentadas, formas de condução dos problemas, justificativas para decisões e posicionamentos, estratégias, impactos na organização e na vida e trabalho dos colaboradores e, assim, construir sentido e valor comum para estes.

Leiam esse artigo completo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s