Papel impresso pode ser reutilizável

FOTOGRAFIA_LIXO_LUPA-01Paula Rothman, de INFO Online

SÂO PAULO – Experimento da Universidade de Cambridge conseguiu remover tinta suficiente de um papel para que ele pudesse ser novamente utilizado para impressão.

Thomas A. M. Counsell e Julian M. Allwood, do departamento de engenharia, decidiram estudar uma maneira de minimizar o impacto ambiental da reciclagem do papel de escritório. Uma das melhores formas de se fazer isso é permitir que o papel, que antes seria jogado fora, seja imediatamente reutilizável.

Eles descobriram que encharcar o papel impresso em uma mistura de 60% dimetil sulfóxido e 40% clorofórmio e aplicar agitação ultrassônica por quatro minutos resulta em um papel que pode ser rapidamente reimpresso.

A reutilização de papel pode se mostrar um ponto importante na redução do consumo mundial. Segundo dados da Aracruz, parte da maior empresa de celulose do mundo, cada brasileiro consome 39,5 quilos de papel por ano. Nos Estados Unidos, são 300 quilos por pessoa, sendo que a média mundial é de 56 quilos ao ano.

Apesar dos bons resultados, a pesquisa ainda precisa ser validada em outros tonners e tipos de papel. Além disso, são necessárias mais análises para investigar outros aspectos, como a segurança do método, a influência da temperatura e as implicações econômicas e ambientais.

O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society A.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s