Carisma na politica, é importante?

1politician3-med

Não tem como falar de Marketing Político sem falar de carisma. Assim como o artista, o político também deve ter carisma. Muitos foram os políticos ao longo do tempo que se renderam a técnica de ser carismático. Aposto que a maioria desses políticos hoje, não seria reeleita.
Os especialistas dizem que o dom de impressionar e influenciar pode ser desenvolvido por quase todas as pessoas – até mesmo pelos candidatos a presidente.

No dicionário Aurélio…
Carisma [Do grego chárisma, ‘dom’, pelo lat. charisma.]
S. m.
1. Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa.
2. Atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança, derivadas de sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.
3. O conjunto dessas qualidades especiais de liderança.

Segundo a revista Veja on-line:

O carisma é como o jazz, fácil de identificar, mas muito difícil de descrever. Ele se manifesta em qualquer reunião social. Certas pessoas têm sempre em torno delas um grupo de ouvintes. Quando a rodinha se desfaz e se forma mais tarde em outro canto da sala, lá está a mesma pessoa com outra platéia energizada ao redor dela. Essa pessoa tem mais carisma que as outras… Nunca se falou tanto de carisma quanto agora, chegando a um ano eleitoral em que os brasileiros vão escolher um novo presidente, governadores, senadores e deputados. Nenhum dos atuais candidatos à Presidência tem grande carisma…
… Carisma não deve ser confundido com formação, treinamento ou experiência. Também não é apenas simpatia, animação, sedução, magia, originalidade, charme ou atração física. Certamente não é beleza ou talento simplesmente. O que é, então? É uma soma de tudo isso ou de algumas dessas qualidades. Através desse conjunto, a pessoa emite uma imagem que fascina os demais, tornando-se sedutora, charmosa, iluminada, capaz de inspirar e de liderar…
“Qualquer pessoa com algum treino pode tornar-se mais magnética, confiante e provocar uma boa impressão nas demais. Isso é carisma”, disse Doe Lang, que teve seu primeiro livro sobre carisma publicado no Brasil pela editora Record. “Em alguns casos, não preciso de mais de seis horas de trabalho para despertar em alguém uma forma de carisma que lhe será muito útil”, declara Reinaldo Polito, professor e escritor especializado no treinamento de empresários, executivos e políticos na arte de falar e se portar em público.

Os dez tipos de carisma:

A americana Doe Lang, autora de Os Novos Segredos do Carisma – Como Descobrir e Libertar Seus Poderes Ocultos, e outros estudiosos classificam as personalidades carismáticas em dez tipos.

1. MAGNÉTICO 2. ATEMPORAL 3. INSTANTÂNEO 4. ESPIRITUAL
5. POLÍTICO 6. DE ESTILO 7. DEPOIS DA MORTE 8. MITOLÓGICO
9. INTELECTUAL 10. INTRÍNSECO

Leiam mais sobre esse assunto no site da Veja on-line. Vale a pena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s