Mas afinal, Relações Públicas só faz festinhas?

cliente-e-empresa1

Esse é um mito existente entre pessoas desinformadas sobre a profissão de RP.
O engano mais comum, conforme aponta o coodenador do curso de Relações Públicas da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Valdir Cimino, está na simplificação da responsabilidade do RP: “Muita gente ainda confunde RP com promoção de eventos”. Mas quem busca a área de eventos, pura e simples, também encontra sua “praia”, porém na pós-graduação. “Já estamos com a terceira turma na pós de Planejamento e Organização de Eventos”, contabiliza.

Então…claro que fazemos festas! Mas festas institucionais, com planejamento , objetivos e avaliação voltada para a imagem de uma empresa ou pessoa. Esse é o objetivo do profissional. Promover eventos é uma das tarefas menos importantes para o RP, mas não menos necessária.
Segundo Mariângela Benine Ramos Silva da Universidade Estadual De Londrina – UEL : “Quando o evento é bem organizado e planejado, pode manter, elevar ou recuperar a imagem/conceito de uma organização junto ao seu público de interesse. Portanto, o evento é uma estratégia de comunicação que atinge o público-alvo desejado; divulga a marca de uma empresa,promove seus produtos, potencializa suas vendas e contribui para a expansão e a conquista de novos mercados.”

O curso de RP nos dá base para construir relacionamentos. Isso sim é importante para esse profissional que estará sempre em contato com os diversos públicos ligados a empresa ou pessoa gerenciada por ele. Essas empresas na sua maioria ainda não conseguem enxergar a importância de um evento para a construção ou consolidação da sua imagem e bases sólidas de relacionamentos com os seus públicos.
Algo que me fascina nessa profissão é não ter que aparecer. Não desejo estar na mídia, mas ter as minhas ações sendo veiculadas e obter resultados com elas. Segundo Júlio César Barbosa, professor da Faculdade Cásper Líbero: “O relações-públicas é um profissional de bastidores. Não aparece muito, mas é quem garante a imagem de uma empresa”.
Decidir quais os melhores meios de comunicação que serão usados para uma campanha, qual o custo dessa campanha. Manter ou melhorar a imagem perante a opinião pública é o resultado esperado do nosso trabalho. E para quem quer saber mais um pouco sobre esse assunto, indico a leitura desse artigo

O EVENTO COMO ESTRATÉGIA NA COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: MODELO DE
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Anúncios

Uma resposta em “Mas afinal, Relações Públicas só faz festinhas?

  1. Luciana,

    Parabéns pelo seu trabalho, está muito interessante.
    Sei que seu foco maior é a área de Marketing Político, mas bem que você poderia abordar um pouco sobre o esporte da nossa cidade, quem sabe, até aprresentado alguns cases de sucesso.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s