Relações Públicas nas Organizações

premiosMas afinal…qual é papel do RP nas organizações?

O Relações Públicas procura identificar os diversos públicos existentes dentro de uma organização e administrar o relacionamento entre eles. Mantém contato com os meios de comunicação com o objetivo de viabilizar uma boa e clara comunicação.

Segundo o livro Effective Public Relations, “…ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usa-la, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais.”

Já a Associação sueca de Relações Públicas define Relações Públicas dizendo que “As relações públicas servem vários interesses numa organização. Para a administração, o trabalho de relações públicas é uma ferramenta estratégica e de acção, desenvolvendo o conhecimento, atitude e compromisso dos stakeholders. Para os funcionários, isto significa ter a possibilidade de participação. A comunicação é ainda um pré-requisito para um processo de tomada de decisão democrático. […]”

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